1. Home
  2. Dicas e Truques
  3. Otimização de uma programa de Fresamento

Otimização de uma programa de Fresamento

Aplica-se a: 2015, 2016, 2017, 2018
Otimizando sua programação!

É natural que todo o programador busque os melhores resultados durante a criação de sua estrutura de programação. Agora já imaginou o software te auxiliando na otimização da sua sequência de usinagem?

No ambiente de Fresamento, você pode utilizar a função de Otimizar para reorganizar as instruções da sua sequência ativa, a partir de uma “Ferramenta”, um “Plano de Trabalho” ou por “Indexação”.

Esta otimização, visa melhorar e tornar mais rápida a sua sequência, de acordo com as opções alteradas nesta função.

Veja maiores detalhes neste artigo:

Otimização:

Opções de otimização:

Estratégia:  As opções desta seleção são:

  • Por Ferramenta: Reorganiza a sequência baseada em trocas de ferramentas. As instruções são movidas em blocos, que se iniciam em uma troca de ferramenta e terminam na instrução anterior à próxima troca de ferramenta.

 

  1. As trocas de ferramentas (junto de seu bloco) são colocadas em uma ordem de prioridade de ciclos. O menor valor irá ter prioridade para o início da sequência. Um valor em branco é tratado como “0”. As ferramentas são ordenadas por sua própria prioridade de classificação, se elas tiverem a mesma prioridade, a ordem se manterá a partir do formato que foi criada a sequência.

A ordem é dada a partir dos seguintes valores de prioridades:

100 = Faceamento/Desbaste

200= Semi-Desbaste

300= Semi-Acabamento

400= Acabamento

500= Broca de Centro/Rasgos

600= Furação de Desbaste

700= Furação Pica-Pau/Mandrilhamento/Roscas

 

  1. Todas as trocas de ferramentas repetidas serão deletadas, para que não ocorra troca de ferramentas entre ciclos com a mesma ferramenta.

 

  • Pela Origem: Reduz os movimentos de indexações, por grupos de movimentos de instruções que tenham:
  1. As mesmas posições de rotações dos eixos. (Algumas retrações necessárias para que tenham distância de segurança, serão adicionadas antes das indexações);
  2. O mesmo plano de trabalho;

 

  • Pela Indexação: Apresenta o mesmo resultado do “Por Plano de Trabalho”, exceto que os dados das instruções não são levados em consideração.

 

Mesclar Ciclos de Furação: Habilite esta opção para que as furações sejam unidas, ao invés de unir as instruções apenas pelas trocas de ferramentas. (Apenas disponível com a opção “Por ferramenta”).

 

Unir Ciclos de Fresamento: Habilite esta opção para unir ciclos que utilizam as mesmas ferramentas, que tenham o mesmo plano de trabalho e que possuam configurações de ciclos similares.

A união de ciclos torna a sequência de usinagem mais simples e curta. Esta opção também mantém o caminho de ferramenta de acordo com a ordem dos ciclos. (Disponível apenas para ciclos de fresamento e torneamento).

Altura de Segurança de Fresamento: Movimentos de Retração para uma altura de segurança podem ser inseridos; antes de inserir indexações e alterações de plano trabalho. Para estes movimentos deve ser especificado uma distância de segurança em Z a partir das seguintes opções:

  • Ponto de Troca em Z: O parâmetro “distância em Z” conforme modificado a partir da função “Parâmetros de Máquina”, na guia de “Troca de Ferramenta”;
  • Altura de Segurança Máxima: O valor da altura de segurança máxima (como na encontrada nos ciclos de desbaste, na aba de Profundidade, por exemplo) de qualquer uma das instruções que são movimentadas;
  • Z Inicial: O parâmetro “Plano Inicial”, como programado na função “Parâmetros de Máquina”, da aba “Geral”;
  • Zona de Segurança: Habilite esta opção, se você quiser especificar uma “Zona de Exclusão”, que determina a altura de segurança para a retração da ferramenta. Você usa a opção “Zona de Segurança” para especificar a extensão e formato da zona.

 

(As seguintes opções estarão disponíveis, a partir da seleção “Zona de Segurança”)

Altura de Segurança:  Vai definir o formato da sua Zona de Segurança,

  • Nenhum: Sem uma zona de segurança específica, será necessário selecionar o ponto de segurança para o movimento da ferramenta;

  • Nível: A zona de segurança, será referenciada a partir de um plano selecionado;

  • Raio: A zona de segurança é definida a partir de um raio selecionado;

  • Esfera: Função similar à da zona de segurança de ciclos 5-eixos, a zona é definida não por um “Plano”, mas por uma esfera ao redor de um ponto selecionado.

Distância: Especifica uma distância como extensão para a Zona de Segurança.

 

Origem: (Disponível apenas com a seleção de uma “Esfera” na “Altura de Segurança”) Permite selecionar um ponto como centro da circunferência da esfera, que será utilizada na Zona de Segurança.

 

Exemplo de Utilização da Otimização:

 

Dados Utilizados:

Sequência:

 

Para mais informações acesse nossos canais!

Portal da SKA

Youtube

Updated on 16 de novembro de 2018

Was this article helpful?

Related Articles

Leave a Comment