1. Home
  2. Torneamento
  3. Otimização de um programa de Torneamento

Otimização de um programa de Torneamento

Aplica-se a: 2016, 2017, 2018
Otimizando sua programação!

É natural que todo o programador busque os melhores resultados durante a criação de sua estrutura de programação. Agora já imaginou o software te auxiliando na otimização da sua sequência de usinagem?

No ambiente de Torneamento, você pode utilizar a função de Otimizar para reorganizar as instruções da sua sequência ativa, a partir de movimentos de segurança e de troca de ferramenta.

Esta otimização, visa reordenar, melhorar e tornar mais rápida a sua sequência, de acordo com as opções alteradas nesta função.

Veja maiores detalhes neste artigo:

Otimização:

Opções de otimização:

Racionalizar: Esta opção permite selecionar as instruções que serão alteradas, como apenas as de “fresamento”, apenas as de “torneamento” ou “ambas”.

 

Altura de Segurança de Fresamento: Movimentos de Retração para uma altura de segurança podem ser inseridos; antes de inserir indexações e alterações de plano trabalho. Para estes movimentos deve ser especificado uma distância de segurança em Z a partir das seguintes opções:

  • Ponto de Troca em Z: O parâmetro “distância em Z” conforme modificado a partir da função “Parâmetros de Máquina”, na guia de “Troca de Ferramenta”;
  • Altura de Segurança Máxima: O valor da altura de segurança máxima (como na encontrada nos ciclos de desbaste, na aba de Profundidade, por exemplo) de qualquer uma das instruções que são movimentadas;
  • Zona de Segurança: Habilite esta opção, se você quiser especificar uma “Zona de Exclusão”, que determina a altura de segurança para a retração da ferramenta. Você usa a opção “Zona de Segurança” para especificar a extensão e formato da zona.

(As seguintes opções estarão disponíveis, a partir da seleção “Zona de Segurança”)

Tipo de Altura de Segurança:  Vai definir o formato da sua Zona de Segurança,

  • Nenhum: Sem uma zona de segurança específica, será necessário selecionar o ponto de segurança para o movimento da ferramenta;

  • Nível: A zona de segurança, será referenciada a partir de um plano selecionado;

  • Raio: A zona de segurança é definida a partir de um raio selecionado;

  • Esfera: Função similar à da zona de segurança de ciclos 5-eixos, a zona é definida não por um “Plano”, mas por uma esfera ao redor de um ponto selecionado.

 

Distância: Especifica uma distância como extensão para a Zona de Segurança.

 

Altura de Segurança de Torneamento: Com esta opção, podem ser inseridos movimentos de retração para uma altura de segurança. A ferramenta retrairá para uma “Troca de Ferramenta” ou para determinada “Altura de Segurança”. Em ambos os casos, o movimento levará em conta o comprimento da ferramenta, sendo definido uma distância de segurança tanto em movimentos axiais, quanto em movimentos radiais.

  • Troca de Ferramenta: A ferramenta retornará ao ponto de troca da ferramenta;
  • Altura de Segurança: Ao selecionar esta opção, você poderá adicionar uma distância de segurança fixa, de acordo com os movimentos axiais e radiais.

 

Altura de Segurança Radial: Especifique uma altura de segurança, que será adicionada nos movimentos radiais. Lembre-se de verificar o raio da sua peça, antes de especificar a distância.

Altura de Segurança Axial: Especifique uma altura de segurança para a axial. Um valor positivo na axial cria um movimento de Z+ no main spindle e Z- no sub-spindle.

 

Para mais informações acesse nossos canais!

Portal da SKA

Youtube

Updated on 19 de novembro de 2018

Was this article helpful?

Related Articles

Leave a Comment