1. Home
  2. Fresamento
  3. Compensação de ferramenta em Fresamento

Compensação de ferramenta em Fresamento

Dúvida:

Como funciona e uso a compensação de ferramenta em fresamento?

A funcionalidade de compensação não é compatível com todos os tipos de geometria ou modelos sólidos. Formas prismáticas geralmente são aplicadas a compensação, mas em formas livres não são (formato livre, Freeform face).São compatíveis em usinagens de paredes verticais, por exemplo.

Isso significa que suas configurações às vezes podem ser alteradas automaticamente.

Por exemplo, essa opção é definida como “Nenhum” e acinzentada (desabilitada) quando essas outras configurações são efetuadas:

 “Aplicar Distância de Segurança” (“Apply Safe Distance” em inglês) marcada na aba entradas (que é, a menos que a máquina suporta CRC em movimentos de arco helicoidais (“CRC Helical Support” habilitado no pós-processador).

Ciclo de perfilar criado a partir da seleção de superfícies.

Perfilamento 3D marcada.

Sentido de corte definido como otimizado.

Você deve especificar diâmetros de ferramentas iguais, ou maiores, do que aqueles possam ser utilizados em máquina, para evitar possíveis problemas de compensação e simulação. Como precaução adicional, você pode especificar um raio mínimo.

Para os ciclos de “geometria”, o controlador aplica um deslocamento de compensação com base no raio da ferramenta e o operador especifica a compensação. O deslocamento reduz raios de canto interno no caminho da ferramenta, e se o operador especifica o mesmo raio da ferramenta que foi especificado no Edgecam, ou um maior raio de canto, zero ou negativo, possivelmente causará uma condição de erro, podendo condenar a peça e até mesmo colisão de máquina.

O exemplo a seguir pode causar o erro no controlador. Ela mostra a situação no Edgecam; o contorno é o caminho em verde e o caminho do centro da ferramenta em amarelo. É quando o controlador recria o caminho do centro da ferramenta que possa surgir os problemas.

Para ajudar nesta situação, você pode usar o parâmetro raio mínimo (veja
raio mínimo para mais detalhes). Isto faria com que os cantos menos acentuada,
reduzindo a possibilidade de erros do controlador.

Podemos selecionar a compensação no Edgecam, dentre as seguintes
opções:

Nenhum (None):

O caminho da ferramenta é gerado em relação ao centro da ferramenta.

Nenhum código de compensação de raio é gerado, seja “esquerda” ou “direita” e para qualquer outro tipo de compensação de raio aplicada no controlador. Gera as coordenadas com ênfase no diâmetro da ferramenta e o centro de corte da mesma, ou seja, um perfilar com uma fresa ø12 não irá gerar o mesmo caminho que uma fresa de ø8.

 Linha de Centro (Centre Line):

O percurso de saída é gerado para o centro da ferramenta.

Códigos G (tipicamente G41 / G42) são emitidos especificamente para “esquerda” ou “direita”, para qualquer outra compensação de raio aplicada no controlador.

(Estas serão compensações tipicamente para o desgaste da ferramenta.)

Com tipo de Modelo selecionado como sólido, você também deve habilitar a opção Geometria Prismática (Note que esta definição é efetivamente feita pelo programador, mas você só vê a nova definição sobre a edição do ciclo.)

Não use essa configuração de linha de centro se a superfície selecionada for uma forma livre (formato livre, Freeform face), uma vez que pode haver erro. A compensação do raio da ferramenta no CAM, com G41/G42 no código para permitir ajustes na máquina. (O raio da ferramenta na máquina deve estar zerado).

Geometria (Geometry):

O percurso de saída é para a extremidade da ferramenta.

Códigos (tipicamente G41 / 42) são emitidos especificando “esquerda” ou “direita”, para a compensação ser aplicada no controlador para calcular o percurso no centro.

Note que o caminho da ferramenta não é simplesmente o contorno entidade ou característica (como se fosse um offset negativo) que não irá conter cantos internos com um raio menor do que o da ferramenta, por exemplo:

Com tipo de modelo definido como sólido, você também deve verificar Geometria prismática (Note que esta definição é efetivamente feita pelo programador, mas você só vê a nova definição sobre a edição do ciclo).

Não use essa configuração de geometria se a máquina não suportar superfícies e/ou geometria sólidas não prismáticas (formato livre, Freeform face), uma vez que haverá um erro.

Sob essa configuração, o Edgecam tem de exibir um percurso do centro da ferramenta estimada.

Para cantos externos afiados no perfil, o percurso pode ser mostrado com cantos pontiagudos ou redondos, para coincidir com a forma como o controlador irá tratar os cantos.

Compensação de raio e desgaste na máquina. O CAM gera a medida nominal dos perfis.

 

Grato pela sua atenção!

Updated on 30 de novembro de 2017

Was this article helpful?

Related Articles

Leave a Comment